segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Mundo

Ultimamente, especialmente depois de ouvir uma 'palestra' do meu odiado professor de Princípios Gerais de Direito, tenho-me debatido interiormente com o assunto da Faixa de Gaza e tudo o que gira á sua volta. E o que é certo, é que ele tem mesmo razão.

Situação catastrófica e vergonhosa.

Como será possível a destruição de tantas vidas humanas, de toda uma inteira população, por apenas um pedaço de terra?
Obviamente não são razões patriotas. Não é explicação para a trocidade ali cometida, é sim uma desculpa.

Ora vejamos, eu não duvido da inteligência e legitimidade do povo judeu. Para falar a verdade, admiro-os em vários aspectos, nomeadamente a sua iniciativa, a sua sabedoria e toda a sua cultura. No entanto, neste caso específico, os judeus estão a ser egoístas e a acabar com vidas humanas por razões puramente económicas e territoriais. Querem aquele território, porque lhes é útil na ligação marítima facilitada com outros mares e oceanos, consequentemente, continentes.

Será isto razão para esta guerra?
Na minha opinião certamente não.

Apesar de tudo isto, outras coisas também graves se impõem neste conflito. E têm que ver, nomeadamente, com a interferência internacional e, em ultima instância com a valorização dos interesses económicos em detrimento da Humanidade.
Porquê o bloqueio da Organização das Nações Unidas pelos EUA? Porquê a inactividade dos americanos perante esta catástrofe? Fácil. O povo judeu é o financiador de todas as grandes empresas norte-americanas e ir contra os seus interesses é uma sentença de morte económica para a América, especialmente em tempo de crise. Seria o começo da 3ª guerra mundial, claramente.

Em toda esta conjuntura, outra questão se impõe. Afinal, há países livres? Ou estaremos todos dominados pelo capitalismo americano e seus financiadores? Senão vejamos, qual a explicação para um país com o poderio militar e económico dos EUA, não interferir numa situação de guerra gravíssima? Eles mandam. E eles decidem o que fazer, independentemente de ir contra os povos menos capacitados de financiamento. O mundo capitalista não é livre, é sim um monopólio controlado pelos EUA e pelas sua fontes de riqueza.

Barack Obama, onde estás? Promessas eleitorais de resolução imediata do conflito na faixa de Gaza, onde estão?
Não era este afinal o D. Sebastião que traria a nós o 5º Império.

_____________________________________________________________________________________

Despeço-me com uma piada, ouvida na TSF, pelo humorista Bruno Nogueira.

"Querem ir à faixa de Gaza? Não aconselho. A água está muito fria e os golfinhos completamente desfeitos."

Irónico...
Triste.

1 comentário:

  1. Fico contente por tentares escreveres sobre um tema complexo, na geopolítica tudo tem um sentido escondido, por isso tudo k possamos dizer tem uma certa importância, visto que tentamos demonstrar a nossa preocupação pela atitude e os actos neste zona do mundo.

    ResponderEliminar