domingo, 5 de julho de 2009

Dificuldades

Sim, eu sei, todos temos dificuldades em alguma altura da vida.
Sim, eu sei, as dificuldades fortalecem-nos e tornam-nos mais fortes para tudo o que poderemos vir a enfrentar.
Sim, eu sei, mais tarde vou agradecer as lições que elas me trouxeram.

Sim.

Eu sei, as dificuldades são-nos impostas pela vida, e não há como fugir delas. Mas será que é obrigatório que elas venham todas ao mesmo tempo, nos mandem abaixo a nossa auto-estima e nos façam quase desistir da vida? Nem toda a gente é forte. Nem toda a gente tem a estrutura psicológica necessária para aguentar os desaires da vida. Talvez se as coisas fossem acontecendo a pouco e pouco fosse mais fácil. Ao menos tinhamos tempo para nos curar de um desalento antes de aparecer o outro. Tudo ao mesmo tempo é duro. Dá a impressão que nunca mais conseguiremos recuperar!

E o problema, é que é também nestas alturas que começamos a questionar todas as opções que tomámos. Será que acertei, quando escolhi seguir este rumo? Será que não teria mais sucesso e não seria mais feliz se tivesse enveredado por outro caminho? Nunca saberei, nem nunca niguém mo saberá dizer.

A dificuldade final é escolher que caminho tomar. Continuo como estou? Ou conseguirei ter forças para mudar e enfrentar tudo o que acontece? Enquanto decido, vou sofrendo mais um pouco...

No meio de tudo isto, dou-me conta que sozinha, tudo seria ainda mais difícil. Apesar de me queixar de tudo, há ainda uma coisa em que tenho muita sorte e que me dá a réstia de forças que ainda tenho: as pessoas que me acompanham.

As pessoas que me auxiliam todos os dias.
As pessoas que partilham da minha dor.
As pessoas que me ouvem, me dão um carinho.
As pessoas que me fazem rir.
As pessoas que me aturam quando descarrego toda a minha raiva nelas sem razão aparente. E ainda dizem que me amam depois de tudo de mau que eu digo.

São poucas, mas valem por todas.

A minha família.
A minha melhor amiga.
O meu namorado (que, apesar de ser recente, tem uma paciência de jó para mim :) e é das melhores pessoas que conheço).
Obrigada.
Ainda vou tendo forças...

1 comentário:

  1. Não desanimes, miúda! ;)
    Há sempre alguém do nosso lado.
    Quanto aos caminhos... Sinceramente, acho que o que sentimos e que os nossos sonhos devem ser seguidos acima de tudo, para depois não ficarmos com essas dúvidas na cabeça (E se tivesse escolhido assim? E se...? E se...?).
    Pensa nisso.
    Um beijinho *

    ResponderEliminar