quarta-feira, 13 de maio de 2009

Uma vida...

Ela

Toda a vida ela esperou.

Passaram dias, meses, anos e ela continuou, esperando, desesperando, mas sempre com esperança. A vida dela seguiu o seu rumo, mudou: ganhou muitas coisas, perdeu outras.

As saudades ainda a sufocam. Cada minuto da sua vida foi vivido com nostalgia, a pensar no que viveu em tempos, que entretanto perdeu. Mas que sempre quis recuperar.
No entanto, o orgulho impediu-a de tomar a decisão final. Toda a vida ignorou o sentimento, toda a vida quis esperar um sinal, afinal não ia humilhar-se. E também, quem espera sempre alcança, não é?

Hoje faz 83 anos. No meio de tudo isto, perdeu o seu ‘norte’, o sentido que todos temos de ter no nosso caminho.A sua família fez uma grande festa de celebração, todos riem e festejam: filhos, netos, bisnetos já.

Entre a confusão, vislumbra-se-lhe o rosto. Ela ainda espera por ele.


Ele



A sua vida foi uma imensa espera.

Os anos passaram, sem ele dar por isso. Os seus pensamentos perdiam-se constantemente naquela vida que anseava recuperar a todo o momento. O seu objectivo de vida sempre foi voltar a ser feliz como já tinha sido, em tempos.

Mas há que esperar! A calma e a paciência são virtudes, não pode ser tudo à pressa. Quando chegasse a altura e percebesse que era correspondido, aí sim, agiria. Apesar da falta que sentiu dela toda a vida, ninguém morre de saudades. Esperar...

Ele faleceu ontem. Cedeu à velhice e a toda uma vida de trabalho. Diz-se que a última coisa que o ouviram dizer foi:

‘Vá para onde for, ainda espero por ela...’





(Apenas uma história que me veio ontem á cabeça... A música apareceu de repente, depois de mais uma manhã a ouvir Mega Fm. Depois de a ouvir 500 mil vezes, cheguei á conclusão que ficava bem com o texto!)

1 comentário:

  1. Gostei muito dos teus textinhos, Ritinha :)
    Pois, é... Esperar... Saber esperar será uma virtude ou uma oportunidade de perder o que está para nós guardado? Bem, mas o que está para nós guardado, nosso será, por mais voltas que se dê. Também ouvimos isto muitas vezes, não é? Que confusão. O que fazer, afinal? Até que ponto é que lutar por aquilo que se quer, por aquilo que nos traz felicidade, será humilhação? O orgulho é um entrave a muitas coisas, o tempo ajuda a que o peso da consciência por baixar as armas se esbata e que nos acomodemos num conformismo que julgamos levar-nos a algum lado. E depois? Depois perdem-se momentos, perdem-se pessoas.
    Saber ouvir o coração é que é sim uma virtude. Perceber o que ele quer, perceber o que o vai afagar, confortar :)
    "Listen with your heart and you'll understand".

    ResponderEliminar