terça-feira, 11 de outubro de 2011

O estranho caso das caixas de comentários nos jornais online portugueses

Nunca ninguém reparou nas comentários absurdos, abusivos e do mais ridículo que há nas notícias online de alguns jornais portugueses (e não só)? 

Como não tenho o hábito (infelizmente e por razões monetárias) de comprar jornais, sou leitora assídua das publicações online. E vejo pérolas absolutamente brilhantes. Principalmente em:

- Jornais Desportivos: a obsessão dos utilizadores pelo seu clube e a sua forma de mostrar ao mundo que, para além de não saberem escrever, só sabem ofender e ridicularizar outros clubes. Exemplo claríssimo aqui (exemplo) "pfff, se queres ser hipócrita a escolha é tua";


- Notícias sobre política: discussões partidárias com ligação a supostos factos que não lembram a ninguém. Reparem nos comentários nesta notícia (exemplo) "Não duvido que és uma joia de pessoa. Politicamente intratavel, mas uma joia. Nunca nos encontraremos para beber um copo e FALAR sobre os assuntos que aqui estamos a abordar, pois nenhum seguro pagaria os estragos no estabelecimento. " WTF?!;

- Ciência: gente de todo o tipo, a querer mostrar que percebe de ciência porque é engenheiro, ou professor (whatever) e que comete calinada atrás de calinada.



Confesso que ainda mais ridículo é, talvez, dar-me ao trabalho de ainda ler estas coisas... Mas não consigo evitar de reparar neste facto e de como me custa encontrar uma razão lógica para ele. Será que as pessoas gostam de dar a sua opinião de forma anónima? Será que estão frustradas da sua vida e utilizam as caixas de comentários para descarregar a discutir com outros utilizadores? Será que não têm mais que fazer e decidem passar ali o tempo?


Enfim. O que ainda me deixa mais descansada é que já reparei (em publicações internacionais) que isto não é um fenómeno só português. Valha-nos isso!

Sem comentários:

Enviar um comentário